O Beijo das Sombras - Richelle Mead

13 de fevereiro de 2017



O Beijo das Sombras
Academia de Vampiros # 1
Autora: Richelle Mead 
Ano: 2010 / Páginas: 320
Editora: Nova Fronteira


O livro conta sobre Rose, uma vampira Dhampira. Nessa série existe três tipos de vampiros, os Morois que são vampiros legítimos, os Dhampiros que são uma mistura de Morois e Humanos e os Strigois que são os Morois que viraram do mau. Os Dhampiros desde que nascem são criados para ser guardiões dos Morois. Rose está sendo treinada para ser guardiã da Princesa Lissa, que também é sua melhor amiga.

Começamos a história com Rose e Lissa, que estão há dois anos fugindo da escola São Vladimir, o lugar seguro para Morois e Dhampiros. Em uma certa noite Rose e Lissa são apanhadas por guardiões dessa escola e são forçadas a retornar para lá. Lissa na escola deverá aprender com o fato que pertence a realeza Moroi e com seus poderes. Já Rose terá que treinar o dobro para se tornar uma excelente guardiã. 

Além de Rose e Lissa terem que lidar com várias assuntos ao voltarem para escola começa a acontecer fatos estranhos e tudo indica que alguém está atrás de Lissa.


Com uma narrativa fluida e envolvente, a autora fez questão de criar uma mitologia única para a série. Ela criou um próprio mundo, suas regras, onde existe, monarquia, sistema de castas, conselho, educação e até uma religião e santos.

Todos os personagens apresentados são muito bem construídos. Eles tem traços únicos que nos faz reconhece-los logo no exato momento que falam, mesmo sem as falas serem indicadas.

O final do livro foi muito bem desenvolvido, teve uma reviravolta que eu não esperava acontecer.

Por fim recomendo muito o livro, é cheio de mistério, perigo,romance, fantasia e traz uma nova visão sobre os vampiro. A autora soube equilibrar muito bem o poder do sobrenatural com o mistério do romance.

Já leram Academia de Vampiros? Conhecem os livros ou até mesmo o filme? Falem aí nos comentários.

36 comentários:

  1. Olá
    Eu nunca li esse livro, mas já li bons comentários a respeito da série e dos personagens, o que desperta bastante a minha atenção. Os elementos que você destacou acima parecem formar um desenvolvimento interessante e eu ainda gostaria muito de ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Nunca li Academia de Vampiros, acho que porque quando foi lançado, eu era viciada em TVD, e ainda curtia Twilight, e vampiros se tornaram tão "comuns" em nosso mundo que eu nem me interessei, achei batido, rs. Posso tentar dar uma chance agora ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo o tema vampiro estando um pouco batido, a autora criou outro mundo. Espero que possa dar uma chance mesmo.

      Beijos:*

      Excluir
  3. Oi, Dani!
    Adoro os livros dessa série! Li até o quarto livro, que para mim foi o que menos gostei. Não vejo a hora de continuar a leitura. ^^ Richelle Mead sabe envolver bem o leitor.
    Fico muito feliz que você tenha curtido e continue a leitura!! o/
    Beijão!
    www.lagarota.com
    www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Bom, tenho uma curiosidade enorme nesse livro. Gosto quando tem vampiros no enredo. O livro parece ter uma pegada maravilhosa que você nem percebe que está passando as páginas. O fato da autora ter criado um mundo próprio deixa tudo ainda mais interessante. Amo personagens bem construídos ainda mais quando estamos lidando com alguns pontos clichês. Espero em breve poder fazer a leitura desse livro! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá... nunca li e nunca tinha nem ouvido falar de academia de vapiros.... fiquei meio receosa depois da saga crepúsculo, apesar de ter amado a série...mas, me parece simplesmente mais do mesmo! enfim.... que bom que vc curtiu! abraços litérarios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi

      Sei que o tema vampiro está um pouco batido mas gostei dessa série porque a autora criou um mundo totalmente diferente dos vampiros comuns, vale a pena conhecer.

      Excluir
  6. Nunca li nada desta autora e manjo muito pouco sobre vampiros, mas fiquei interessada. Gostei desta coisa do mistério e do perigo e acho que seria um enredo que me envolveria. Quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Aquilo rosa na primeira foto é tudo post-it? Se for, caraca, você usou pra caramba! hahahahaha
    Eu não tenho interesse em ler esta série. Eu já não tinha, mas um dia, há algum tempo, eu estava de bobeira na Netflix e o filme apareceu para mim como sugestão. Achei MUITO ruim, mas tipo, MUITO RUIM mesmo! hahaha
    Todo mundo fala que a adaptação é péssima e tal, mas a história em si não me chama a atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires.

      Sei, eu usei muitos marcadores, as vezes gosto de por nas partes boas dos livros que to gostando muito para reler algum dia.
      Uma pena você não ter se interessado, o filme não é nada fiel ao livro.

      Excluir
  8. Olá, essa série de livros é bem famosa né? Sempre ouvi falar muito e tenho uma colega que ama demais. Mas mesmo assim não é uma história que me atrai. Mas sua resenha ficou ótima!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii,

    Eu sou loucaaa para ler este livro, tenho a impressão de que vou gostar muito da serie, mas ai eu li Hause Of Night e não consegui terminar a serie, e mesmo que sejam diferentes de certo modo eu fiquei com receio de começar Vampire Academy e acabar largando também rs. Mas vou deixar a dica anotada, sua resenha me instigou a tentar ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aninha.

      Já li o primeiro e o segundo livro de House Of Night e pra mim Academia de Vampiros é bem melhor. Tudo bem que são histórias diferentes, as autoras criaram seus próprios mundos mas Academia de Vampiro achei os personagens mais bem desenvolvidos.

      Excluir
  10. Tenho preconceito com vampiros! Hahahaha! Depois da saga crespusculo acho que nunca mais vou gostar de nada sobre o tema, então nem tento! hahahaha
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Li esse livro há um bom tempo, foi na minha adolescência e lembro que amava essa história. É legal descobrirmos o porque do 'beijo das sombras' e também o romance que permeia a narrativa, a academia é um sonho com certeza e essa família real de vampiros muito divertida. Recomendo a leitura da série completa, que é realmente divina.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. VA, amo. Rochelle, amo. Sou apaixonada pela autora e pela série, uma pena que o filme não ficou bom, poderia ter muito mais fãs. Também recomendo RS Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie! Primeira vez aqui no blog e dou de cara com uma lindeza dessa!
    Te achei na lista dos selecionados da editora Alicanto, estou conhecendo os novos colegas da parceria desse ano!
    Enfim, amei seu blog e já tô por dentro.
    E sobre esse livro, estou louca por essa série e é bom saber que foi bem vista por você, porque eu ainda não tive coragem para comprar, quem sabe agora não rola?! Hehe.
    Um super beijo e que esse ano nossa parceria com a Alicanto seja incrível. Aliás, parabéns!
    Sâm.
    http://www.escriturasdaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. E Parabéns pela parceria também

      Beijos:*

      Excluir
  14. Olá, tudo bom?
    Sou louca para ler essa série, mas, devido a minha falta de inteligência em comprar o primeiro, terceiro e quinto da série, não comecei a lê-la ainda ><
    Adoro livros assim, repletos de mistérios, perigos e romances, onde a autora cria sua própria mitologia e a desenvolve bem, prendendo o leitor do início ao fim. Fiquei feliz em saber que você gostou tanto do livro. Espero lê-lo em breve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani, como está?
    Tenho esse primeiro livro no meu aplicativo da Amazon, mas ainda não li, acredita? Apesar de achar a premissa e o universo muito bons, gosto bem mais do estilo "tradicional" dos vampiros, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sou a doida dos vampiros de capa e presas salientes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu li essa série tem bastante tempo e recentemente comprei o box de novo, é uma série que eu gosto bastante.
    Acho bacana a proposta de misturar magia, vampiros e etc...Acaba deixando um pouco diferente do que temos por aqui.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie :3
    Eu nunca li nada sobre vampiros, a não ser Drácula, fora isso nunca li nada, muito menos crepúsculo rs.
    Não é o tipo de literatura que me agrada muito, só se for bem clássico meeeeesmo.
    Mas parabéns pela sua resenha viu <3
    Ps: Me segue de volta no insta :p

    ResponderExcluir
  18. Olá! Bom saber que a narrativa flui e é envolvente. Muito bom conhecer um novo mundo criado por autores. Personagens bem construídos faz toda diferença. Que bom que o final foi bem desenvolvido e tem reviravolta. Dica anotada! Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu adoro livros de vampiros, tenho até os três primeiros dessa série mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas já assisti ao filme e adorei. Como assisti ao filme, sei qual é essa reviravolta e confesso que mal posso esperar para saber a história do segundo. Pretendo começar a leitura muito em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Já li essa série todo umas três vezes, então claro que vibrei ao ler o título. Gosto demais da história, principalmente pleno autora ir contra aquela fórmula pré-fabricada do que é um vampiro. Ela até incorpora alguns elementos, mas explica de outra maneira.
    Gostei demais da sua resenha, você ressaltou todos os pontos positivos da história.
    Bjs,
    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie! :)
    Nossa, faz muito tempo que esse livro está na minha lista de desejados! Quero tanto começar a ler essa série, gosto quando os personagens são bem inscritos, e o romance é o que mais chama a minha atenção para querer ler O Beijo das Sombras, e também porque amo o gênero.
    Tenho outros livros da Richelle na minha estante, mas esse é o que mais me interessa em ler.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  22. oie, só conheço essa série de ouvir falar, mas gostei de saber que a autora criou algo bastante inovador, cheio de mistério e romance e que o livro termina com um bom gancho para o segundo. espero que você acabe gostando ainda mais do próximo.

    ResponderExcluir
  23. Oie!!
    Eu amo livros de vampiros, mas sempre tenho muito cuidado com as minhas escolhas, pois depois de ler Anne Rice, não é qualquer coisa que me agrade.
    Por isso, não tenho muito interesse nessa série. Apesar de parecer legal a autora tentar criar um mundo novo para os vampiros, eu não gostei muito das ideias dela.
    Espero que você continue gostando dos livros.
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oie
    muito legal sua resenha, eu vejo o pessoal falando da série mas não gosto muito de leitura fantasiosa e também não curto vampiros e afins, mesmo assim ótimo post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu gosto de história de vampiros, mas são aqueles vampiros sedentos por sangue. Eu amo uma fantasia e fiquei curiosa para saber sobre essa nova visão sobre os vampiros, só espero que não saia muito da lógica dos vampiros, se não eu vou acabar achando meio estranho. Obrigada pela dica, vou procurar pelo livro.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  26. Dessa série de livros, vi apenas o filme e não fiquei muito convencida por ele não...

    Ainda não li esse livro, seus elogios me tentaram a le-lo... Gosto de vampiros e de toda a mitologia que os cerca, e Dhampirs é um termo que ela absorveu dessa mitologia =3 e Strigoi também... Só que conhecemos como poltergeists.

    Mas ainda assim, deve ser uma obra interessante!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oláa!
    Eu comprei o box inteiro por impulso porque estava super barato, fiquei com medo de me decepcionar porque foi aquela época em que essa coisa de vampiros tava muito saturada. Mas foi uma surpresa boa descobrir uma história divertida e envolvente como você falou, vou aguardar sua opinião sobre os próximos :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  28. Amo livros que trazem esse teor mais sobrenatural para nossas leituras, deixando tudo com um ar envolvente. Não conhecia ainda este enredo, mas vendo como a autora teve um cuidado especial na criação de seu mundo,

    ResponderExcluir
  29. Amo livros com esse teor mais sobrenatural, que deixa tudo com um ar mais envolvente na leitura. Não conhecia ainda este enredo, mas fiquei deveras curioso com a ideia da autora de criar um mundo mais diferente e tão bem trabalhado. Espero fazer a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  30. Gente, Eu sou doida para ler essa série e sempre fico meio que enrolando porque são muitos livros. é muito bom saber a sua opinião porque assim consigo me animar para er a séria, ainda mais sabendo que os personagens são bem construídos. Já entrou na minha lista de livros para comprar.
    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir