Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

20 de junho de 2017
"Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso, era como era fácil perder tudo o que sempre tinha pensado que teria para sempre."

Cidade dos Ossos
Os Instrumentos Mortais # 1 
Autora: Cassandra Clare 
Ano: 2010 / Páginas: 476 
Editora: Galera Record

Clary é uma garota de dezesseis anos, que desconhecia a existência de seres sobrenaturais. Até que um dia, acompanhada de seu amigo Simon, ela decide ir na discoteca Pandemônio. Lá nota um garoto interessante. Quando Clary nota que o garoto entrou em um lugar reservado acompanhado de uma garota, e que está sendo seguido por dois rapazes suspeitos, Clary se desespera e decide sair em socorro do garoto, sentindo que algo mal pode estar passando. O que ela não esperava era dar-se conta de que aquele garoto era qualquer coisa, exceto humano. E que os dois rapazes suspeitos, juntamente com a garota, eram em verdade Caçadores de Sombras, que lutam para manter a ordem natural e afastar as ameaças do Submundo. A partir desse momento Clary começa a conhecer todo o mundo dos Caçadores de Sombras, que também está ligado a ela e ao seu passado.

Cidades dos Ossos é o primeiro livro de uma série. Cassandra criou um mundo fantástico, com um enredo contagiante e uma leitura fluída. A narrativa é cheia de surpresas e acontecimentos inesperados.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, a autora conta um pouco da história de cada um, o que eu achei bem interessante, todos os personagens que aparecem são bem importantes para a história. A personagem principal, Clary mesmo desconhecendo o mundo dos Caçadores das Sombras ela é bem corajosa, não tem medo do que pode acontecer com ela.

O que eu achei bem legal no livro é que mesmo em um livro de fantasia e autora tendo um muitas coisas para apresentar ao leitor ela consegue também abordar outros assuntos como homossexualidade.

O final foi muito bom, não esperava tanto mas a autora me surpreendeu bastante, me deixou bem curiosa pelos outros volumes da série.

Sobre o filme e a série, por favor não assistam antes de ler o livro, são ruins demais. O filme já era ruim, aí veio a série e ficou pior ainda.  

No mais, Cidade das Ossos é um livro muito bom, com uma narrativa fluída, personagens bem desenvolvidos e um final surpreendente. Recomendo muito o livro.

E vocês? Já leram o livro? Pretendem ler? Conversem comigo.

16 comentários:

  1. Ola
    Sou bem suspeita ao comentar sobre esse livro/série e autora porque sou extremamente fã de tudo e dos personagens mesmo, são inesquecíveis e concordo que são muio bem desenvolvidos sim. Já li toda a série, e assisti ao filme e gostei muito, contrariando algumas críticas negativas. Estou acompanhando a série, e até que está legal no momento, apesar de não se comparar com a grandiosidade das obras.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. hahaha
    parece que é unânime entre os leitores da série a completa aversão as adaptações, eu já assisti ao filme e a alguns episódios da série e confesso que não encontrei nada que me atraísse de fato, antes disso já havia comprado os livro, mas nunca tive tempo para lê-los, mas estou me organizando aqui para ler pelo menos um por mês porque são tantos elogios que não posso deixar de lê-lo em algum momento, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tentei ler este livro em 2013 e a leitura não funcionou e eu acabei abandonando o livro. Sei que esta serie e tudo o que a Cassandra escreve, tem muitos fãs, mas acho que não estou dentro do perfil de leitor que curte este tipo de premissa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. :)
    Tinha a série completa, mas acabei me desfazendo dela. Sempre que tirava da estante pra ler, me dava um "travamento" e sempre deixava de lado rs.
    Sua resenha ficou ótima, mas essa série eu passo dessa vez. Apesar de vc mostrar na resenha que tem uma premissa bem interessante, vou ficar satisfeita apenas em saber a suas opiniões sobre os outros livros.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  5. Há um certo tempo cogitei em ler esse livro, mas devido as duras críticas ao filme e à série desisti. Mas agora em ver que o livro é ótimo e que suas versões cinematográficas são um desastre não por que o livro seja um me reanimou a ler essa série, se eu não me engano é uma série né! Bem, sendo ou não me reanimei. Agradeço. Bexitus!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Há um tempo atrás tentei fazer a leitura desse livro, mas não sei por que não funcionou muito bem para mim, creio que na época fantasia não era muito o meu forte, mas agora que estou bem ligada ao gênero penso em tentar ler, pois vejo vários comentários positivos a cerca da escrita da autora e das obras em gera. Gostei bastante da sua resenha me deu até uma animada para ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Hey,
    Li esse livro e alguns outros da série há um tempo e, bem, nossas opiniões são diferentes, pois não curti muito, principalmente, com relação aos personagens, não consigo vê-los como bem construídos. No mais, acho que é uma série que vale a apena para quem curte.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já li diversos comentários positivos sobre esse livro e a série, e sou apaixonada na capa dos volumes, mas confesso que não tenho praticamente nenhuma vontade de ler, pois a história não me anima, sabe? Mas eu gosto de ler impressões sobre a leitura e achei interessante seus comentários, também achei bacana a autora abordar outros assuntos na sua histórias.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Tinha bastante vontade de assistir ao filme, mas confesso que com o tempo esse interesse foi passando. Hoje, quase nem tenho vontade mais. haha Ja assisti ao filme, mas nem mesmo me lembro mais do que se trata. kkk ~Como não li, não sei dizer o quanto está ruim. Ainda assim, já vi vários fãs reclamando. :/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Li esse livro tem uns 5 anos..lembro que na época eu já tinha ele na estante mas ainda não tinha lido e só fui ler por conta do filme,gosto bastante da serie mas esse primeiro achei bem chatinho e a leitura pra mim foi bem arrastada,vi o filme e estou acompanhando a serie e entre um e outro a serie é bem melhor.
    Ainda não terminei de ler todos os livros parei no quarto..preciso logo concluir!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/06/resenha-obsidiana-saga-lux-1-jlynn.html#comment-form

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Li esse livro lá em 2013 e simplesmente amei, achei a leitura super viciante e instigante e o final explodiu minha mente hahaha. Li o segundo mas não foi muito bom, então acabei não continuando a leitura da série. Porém pretendo reler os primeiros e continuar, só não sei quando terei tempo...
    Adorei sua resenha e as fotos <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu amo essa série, faz algum tempo que li mas morro de vontade de ler de novo pois lembro que na época gostei muito e li até ficar viciada.
    E concordo muito com você, o filme é horrível, mas a série é completamente diferente e me dá nos nervos o sucesso que está fazendo porque eu não gostei nadinha hahahaha.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sou simplesmente apaixonada por essa série, Li há algum tempo atrás e morro de vontade de fazer uma releitura, mas nunca tenho tempo. Se você gostou desse volume, os outros você com certeza vai amar, e a Cassandra termina o livro daquela maneira apenas para nos fazer ir correndo comprar o próximo. É muito legal mesmo que ela consiga abordar diversos temas nessa narrativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Na época que assisti o filme, não sabia que ele havia sido baseado em um livro
    Mas depois que fui assistindo e vi que tudo ocorria muito rápido, logo pensei que ele era sim uma obra cinematográfica baseada em um livro.
    Porque tudo acontecia muito rápido e sem nexo.
    Eu e meu pai achamos muito ruim. rsrs
    Mas eu leria o livro, sim!
    Beijão! Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Adoro ver quando as pessoas gostam desse livro <3
    Sou apaixonada pelo mundo que a Cassandra Clare criou, mas confesso que gosto mais das Peças infernais. O mais legal na estória é que conhecemos tudo juntamente com a personagem, então não são informações jogas á esmo e soltas, tudo é na hora certa e sem pressa. Deu até saudade de ler novamente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Acho que sou a única pessoa que não leu esses livros ainda! mas apesar de ver só críticas positivas e sua resenha me diz realmente isso, eu não sinto vontade de conhecer eles, seilá talvez pelo gênero que não faz muito o meu tipo. Mas adorei saber que você gostou e recomenda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir